Para seu computador continuar funcionando com bom desempenho será necessário executar manutenções periódicas. Alguns procedimentos são altamente técnicos e exigem conhecimento especializad. Outros casos exigem a abertura do computador, o que não é recomedável visto a possibilidade de agravar o problema ou queimar outros componentes. Contudo existem vários procedimentos que pode ser executados pelo próprio usuário sem que o equipamento ou seus dados sofram qualquer risco.
No tutorial de hoje vamos te ensinar a usar o CCleaner. Este é um programa gratuito, leve e que possui interface muito intuitiva. O CCleaner é um dos aplicativos de limpeza mais populares atualmente. Através dele é possível melhorar o desempenho do computador corrigindo erros do Windows e eliminando arquivos desnecessários.
Clique aqui para fazer download no site oficial.
Fazendo a limpeza lógica de seu computador
A guia de Limpeza é a padrão, logo ao abrir o programa você verá uma tela semelhante mostrada abaixo.
1. Feche todos os programas abertos em seu computador, assim como os navegadores (Chrome, Firefox).
2. Clique em 'Analisar' para que o CCleaner varra o computador em busca de todo o tipo de arquivos desnecessários, tais como cookies, miniaturas e históricos. Será exibido um relatório com a quantidade de arquivos e outras estatísticas.
3. Depois clique em 'Executar Limpeza' para que os arquivos sejam excluídos. É possível que seja exibida mensagem pedindo confirmação, neste caso clique em 'Sim'.
4. Aguarde a limpeza, pois se existirem muitos arquivos o processo levará alguns minutos. Ao final será exibido outro relatório com o total de espaço liberado.
Corrigindo erros no Registro do Windows
Na guia 'Registro' é possível eliminar as entradas inválidas no registro do sistema operacional. Estas entradas vão se acomulando durante a instalação ou desinstalação de programas e podem resultar em erros e lentidão.
1. Confira se todos outros programas foram fechados, assim como os navegadores (Chrome, Firefox).
2. Clique em 'Procurar erros' para que o CCleaner varra o computador em busca das entradas inválidas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgdsOTMmOHKNQ_-9huokePVtzJN-neYKUB5Vsd_vd6WYA9DFbXw2kdSPWLaNp0M63Wgg5Mr1VsLZ6KVqnQJqMeXFPWGBXR9kJ6glwj5qj9zIUPabxcefczX-M6XMm8LEs4dv5Xe7a1hw58/s640/consertorapido-com_ccleaner-correcao-de-erros.png)
3. Em seguida clique em 'Corrigir erros selecionados'.
5. Será exibida nova tela com quantidade de erro e opção para ver detalhes sobre cada um. Clique em 'Corrigir todos os erros selecionados'.
6. Será exibida mensagem 'Erros corrigidos' basta clicar em 'Fechar' para sair do aplicativo.
Outras ferramentas do CCleaner
Além da limpeza e correção dos erros no registro do Windows o CCleaner possui outras ferramentas que permitem:
- Desinstalação de outros programas;
- Desativação de programas que são carregados junto com o Windows;
- Análise de tipo e quantidade de arquivos em disco;
- Localização de arquivos duplicados;
- Limpeza de discos rígidos e outros dispositivos de armazenamento.
Contudo, diferente das duas primeiras ferramentas apresentadas, o uso incorreto destas ferramentas podem causar efeitos indesejados em seu computador. Nós não recomendamos a utilização destas ferramentas sem orientação de um técnico ou usuário experiente.
---
Gostou? Acompanhe nosso site, novidades e dicas todas as semanas sobre informática, rede e o que acontece de interessante no mundo da tecnologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Obrigado por seu comentário. Em breve o mesmo será respondido.